quinta-feira, 18 de novembro de 2010





Cuidado com as Pausas
2ª Samuel 11:1 “No tempo em que os Reis saem para a Guerra... porém Davi ficou em Jerusalém.”
A Vida de Davi nos traz muitos exemplos de um homem que experimentou a essência da presença do Senhor através da adoração, e ao mesmo tempo soube também o que é sentir-se vazio e distante de Deus; experimentou a glória do sucesso, e também sentiu na pele o amargo do fracasso.
Pontos relevantes na história de Davi.
1ª Samuel 13:6-13 “Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;”

Ainda muito novo Davi foi ungido por Samuel como Rei de Israel, passando por um processo de seleção com outros homens aparentemente bem mais interessantes e capacitados do que ele para assumir este posto. Mas a nenhum dos outros o Senhor escolheu, a unção para assumir este lugar foi derramada sobre este jovem recém saído da adolescência. Posteriormente debaixo de uma ousadia e dependência de Deus, Davi desafiou Golias, e com uma funda e cinco pedras sobrenaturalmente o derrotou. (“Assim Davi prevaleceu contra o filisteu, com uma funda e com uma pedra, e feriu o filisteu, e o matou; sem que Davi tivesse uma espada na mão. 1ª Samuel 17:50”)
1ª Samuel 24:4 “Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul.” Agiu com o coração de gente grande. Aquele que o incentivara a derrotar Golias e os filisteus agora o persegue. Essa não foi uma simples perseguição tentando limitar somente o seu espaço, mas uma perseguição de morte que Davi soube com muita maturidade administrar e com o seu coração centrado em Deus não perdeu a unção que lhe fora outorgada. Davi teve em suas mãos a oportunidade de derrotar aquele que se levantou como seu maior inimigo, mas na interpretação de Davi, Saul não era seu inimigo, Saul era REI estabelecido por Deus investido de autoridade, e se tratando de autoridade o respeito e a submissão vem antes de qualquer coisa.
2ª Samuel 5:3 “Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, em Hebrom; e o rei Davi fez com eles acordo em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram a Davi rei sobre Israel.” Enfim aos 37 anos de idade debaixo do reconhecimento de toda a nação e dos principais lideres, e depois de passar por todas as provações, a promessa de Deus se cumpre na vida deste homem. É muito bom alcançar o sucesso, chegar ao topo, poder viver a plenitude daquilo que em Deus a vida reservou para cada um de nós. Sem duvida chegar ao topo de acordo com as histórias dos que chegaram, é algo muito difícil, porém compensador. Entretanto segundo os mesmos mais difícil do que chegar é permanecer sem mudar e sem perder os princípios que foram responsáveis em promover essa conquista.
2ª Samuel 11:1 “E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra... porém Davi ficou em Jerusalém...” Para um homem que já havia conquistado tudo, o descanso era algo mais do que merecido, mas não podemos permitir que nas horas de descanso, brechas sejam abertas ou que espaços sejam dados para os nossos inimigos. Davi fez uma pausa na sua vida que lhe custou muito caro. Por conta dessa pausa o mesmo se viu tentado e decidiu ceder à tentação de Adultério. Todos nós estamos sujeitos a falhar diante das tentações, bom é não abrirmos a guarda porque o pecado trás conseqüências seriíssimas. Após esse adultério Davi se mostra completamente desestruturado a ponto de programar a morte de um de seus melhores soldados na intenção de esconder o seu erro. Senão bastasse a vergonha da queda uma serie de conseqüências que já existiam vem à tona com toda a força no seio da família real: Estupro e incesto seguido de morte, e daí por diante a vida de Davi nunca mais foi a mesma.
( CUIDADO COM AS PAUSAS.)